Em tempo de concorrência, disputa e valores materiais são objetivos primeiros e a ECEI desenvolve em seus alunos a importância da percepção dos problemas sociais atuais e, mais ainda, criar meios e caminhos para que o aluno identifique em seus conteúdos teóricos de sala de aula, ferramentas e ideias para soluções à minimização de tais problemas.
No processo de ensino-aprendizagem, a escola cumpre seu papel na promoção do sucesso escolar, construindo uma dinâmica pedagógica que articule a avaliação para acompanhar a ação curricular. Trata-se da avaliação com dupla função. A avaliação processual, aquela que vai acompanhando o desenvolvimento do educando, impulsionando o seu crescimento enquanto sujeito cognoscente e acrescendo ao ato de ensinar, os ajustes que se fizerem necessários. Dessa forma, a avaliação enquanto produto – aquela que vai conferir ao educando a passagem de uma etapa a outra no seu pleno desenvolvimento – vai se realizar com muita potencialidade, pela contribuição da avaliação processual.
A educação é concebida a partir de princípios que constituem os três pilares da educação:
– Aprender a conhecer significa não tanto a aquisição de um vasto repertório de saberes, mas o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento. Supõe aprender a aprender, exercitando os processos e habilidades cognitivas: atenção, memória e o pensamento mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação, crítica).
– Aprender a fazer exprime a aquisição não somente de uma qualificação profissional, mas de competências que tornem a pessoa apta a enfrentar variadas situações e trabalhar em equipe.
– Aprender a fazer envolve, assim, o âmbito das diferentes experiências sociais e de trabalho.
– Aprender a ser significa contribuir para o desenvolvimento total da pessoa: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, capacidade para se comunicar, espiritualidade. Significa também a pessoa aprender a elaborar pensamentos autônomos e críticos e formular seus próprios juízos de valor, não negligenciando nenhuma de suas potencialidades individuais.