A ECEI

Nossa História

Iniciar um novo caminho é transitar por outros caminhos, desvendando os mistérios que ele nos oferece. Trabalho é vida. Para os vitoriosos, acomodação, medo e fracasso são palavras fora do dicionário. Triste na vida, não é passar ao largo dos momentos difíceis, mas deixar que eles destruam seus sonhos. Principalmente o sonho de trabalhar naquilo que nos realiza e traz alegria. Trabalhar com amor é servir aos outros com competência e conhecimento. É participar da obra de Deus, é ajudar a construir um mundo melhor para todos.

E foi assim que, passamos a enxergar além do horizonte no planejamento e construção de um sonho – uma ESCOLA COOPERATIVA – que apostando sempre no trabalho compartilhado será uma marca daqueles que confiam, não apenas em si mesmos, mas na força do outro para se tornar mais forte.

Por isso estamos certos de que as portas do sucesso se abrirão sobretudo, por reunir a certeza de que suas conquistas não serão frutos de benesses casuais, mas o do fiel e constante trabalho dos professores cooperados, que não cruzaram os braços à espera do futuro.

“Caminho para a democracia e a paz” – ideal este que incentivou aos educadores, fundadores da Cooperativa de Ensino e Integração – CEI – à elaboração de Projeto de Criação da Escola para o Ensino Médio, Ensino Fundamental II e Ensino Fundamental I e EJA (Educação de Jovens e Adultos), o qual teria como finalidade maior promoção do ser humano, dando-lhe oportunidade de crescer, de contribuir para melhorar as relações na sociedade, com ética e responsabilidade.

O cooperativismo teve assim um papel ativo na elaboração desse projeto alternativo, para a comunidade escolar, sociedade local e regional, que colocasse freio a uma economia meramente regulada pelo mercado financeiro; representa auto-ajuda econômica, um esforço coletivo de sobrevivência e de auto-manutenção.

A Cooperativa de Ensino e Integração (CEI) desenvolve suas atividades exclusivamente com seu quadro social, constituído pelos profissionais de educação, cujo trabalho é exercido na Escola Cooperativa de Ensino e Integração (ECEI) através de uma seleção criteriosa de procedimentos, para o ingresso na referida cooperativa.

Dentre os processos articuladores para integralização dos cooperados (professores) e participação no processo decisório da escola, a cooperativa utiliza os meios abaixo relacionados:

– Propicia condições plenas de funcionamento à Escola Cooperativa de Ensino e Integração – ECEI, provendo-a de recursos materiais e humanos, para que a mesma possa assegurar uma excelente qualidade de ensino a ser ministrada aos seus educandos.

– Elabora e executa os planos educacionais em consonância com as diretrizes e planos de educação, integrando as ações da instituição.

– Faz cumprir as instruções emanadas das autoridades do Ministério da Educação, Secretaria de Educação, bem como os preceitos legais e normativos instruídos pela S.R.E.

– Procura, investir no aprimoramento na formação (da mão de obra) dos profissionais através da ajuda mútua e de cursos específicos (assistência educacional).

– Baixa atos de execuções decisórias da escola pendentes da Cooperativa e, resolvidos em Assembléias.

– Elabora juntamente com a Direção Pedagógica, o planejamento anual da escola, submetendo-o à aprovação da Assembléia.

– Procura integrar os profissionais e alunos à comunidade através de intercâmbios culturais, científicos, educacionais e esportivos.

– Busca e propõe parcerias econômicas, científicas e educacionais com as entidades públicas e privadas.

– Reconhece e desenvolve o trabalho profissional tendo como pedra angular, a filosófica da filosófica da escola, dentro dos princípios cooperativistas.

A Escola se firmou no cenário educacional municipal e estadual, tornando-se imprescindível a todos que compartilham os caminhos da Educação.

Inovar sempre. Melhorar sempre.

A CEI/ECEI – prima pelas abordagens de temas selecionados de acordo com o Planejamento Pedagógico e, de acordo com as tomadas de decisões da Diretoria Administrativa, Orientadores e Coordenadores de Ensino.

Destacam-se nesse espaço, o desenvolvimento das atividades com base nos seguintes princípios:

I – Garantia do padrão de qualidade pelo acompanhamento sistemático do trabalho docente e das respectivas respostas dos alunos;

II – Garantia de um ambiente propício ao trabalho intelectual pelo estabelecimento de normas disciplinares, que regulem os limites de atuação de todos os participantes do processo;

 

III – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

IV – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e difundir cultura, o pensamento, a arte e o saber;

V – Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

VI – Valorização do profissional de educação escolar;

VII – Garantia da existência de um ambiente escolar onde haja respeito, tolerância e satisfação de modo que cause a interação também no plano afetivo;

VIII – Valorização da experiência extra-escola;

IX – Estrita relação também entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.

O calendário escolar da ECEI, respeita as normas legais, foi elaborado pelos profissionais da escola, discutido e aprovado pela direção e professores, cabendo ao inspetor escolar, supervisionar o cumprimento das atividades e programas escolares.

A CEI/ECEI, trabalha a disciplina de Arte de forma plena, de maneira essencialista e instrumentalista, inserindo-se no currículo das disciplinas de maneira equilibrada e harmônica. Além desta abordagem desenvolvida cotidianamente pelos professores, a Instituição de ensino promove uma série de eventos especiais como:

Comemorações / Datas Cívicas / Momentos Culturais e Aniversário da Escola;
Feiras Culturais e Científicas;
Campanhas sócio-educativas com doações de agasalhos ou alimentos à entidades não governamentais ou famílias carentes;
Festival anual de Poesias, com participação na Academia Lavrense de Letras;
Natal solidário, entre outros.

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Os trabalhos na escola se desenvolvem através de Projetos que abrangem diversas áreas de conhecimento, principalmente no Ensino Fundamental I e II, de maneira lúdica tornando-se apesar de suas particularidades, prazerosos.

Estes deixam claro que buscar, cuidar, educar não são estanques, mas se relacionam. Eles vão além da atividade extra-classe, sendo uma possibilidade de construção da cidadania e ainda desenvolvam a aprendizagem em outras áreas, além do aprofundamento dos saberes do cotidiano escolar.

Alguns Projetos já trabalhados:

Projeto Alimentação Saudável;
Projeto “Semeando a Leitura”;
Escola dos Sonhos;
Educação Financeira;
Construindo a Cidadania;
O mundo das Histórias em Quadrinhos;
Curto a vida, não Curto Drogas;
Associação com Temas de Pesquisas da Saúde Humana;
Cultura Afro e outros de acordo com os conteúdos disciplinares.

Em tempo de concorrência, disputa e valores materiais são objetivos primeiros e a ECEI desenvolve em seus alunos a importância da percepção dos problemas sociais atuais e, mais ainda, criar meios e caminhos para que o aluno identifique em seus conteúdos teóricos de sala de aula, ferramentas e ideias para soluções à minimização de tais problemas.

No processo de ensino-aprendizagem, a escola cumpre seu papel na promoção do sucesso escolar, construindo uma dinâmica pedagógica que articule a avaliação para acompanhar a ação curricular. Trata-se da avaliação com dupla função. A avaliação processual, aquela que vai acompanhando o desenvolvimento do educando, impulsionando o seu crescimento enquanto sujeito cognoscente e acrescendo ao ato de ensinar, os ajustes que se fizerem necessários. Dessa forma, a avaliação enquanto produto – aquela que vai conferir ao educando a passagem de uma etapa a outra no seu pleno desenvolvimento – vai se realizar com muita potencialidade, pela contribuição da avaliação processual.

A educação é concebida a partir de princípios que constituem os três pilares da educação:

– Aprender a conhecer significa não tanto a aquisição de um vasto repertório de saberes, mas o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento. Supõe aprender a aprender, exercitando os processos e habilidades cognitivas: atenção, memória e o pensamento mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação, crítica).

– Aprender a fazer exprime a aquisição não somente de uma qualificação profissional, mas de competências que tornem a pessoa apta a enfrentar variadas situações e trabalhar em equipe.

– Aprender a fazer envolve, assim, o âmbito das diferentes experiências sociais e de trabalho.

– Aprender a ser significa contribuir para o desenvolvimento total da pessoa: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, capacidade para se comunicar, espiritualidade. Significa também a pessoa aprender a elaborar pensamentos autônomos e críticos e formular seus próprios juízos de valor, não negligenciando nenhuma de suas potencialidades individuais.