A ECEI

Proposta Pedagógica

A Escola Cooperativa de Ensino e Integração – ECEI – tem na qualidade de ensino e na preparação integral da criança, do adolescente e do jovem o seu objetivo maior. E, para isso, a cada ano, ela se renova. São alternativas e iniciativas que, testadas, enriquecem o nosso planejamento.

Acreditamos nos procedimentos pedagógicos que valorizam a autodisciplina consciente e preconizamos o princípio da liberdade com responsabilidade.

Valorizamos o trabalho como fator de realização pessoal e social e estimulamos a criatividade como componente a ser valorizado na criança de hoje para uma melhor responsabilidade com o mundo amanhã.

A escola, por meio de sua função socializadora, busca a formação do SER CIDADÃO, ajudando-o a desenvolver seus papéis, não só de agente produtivo e cultural, mas também político.

Sua participação na construção desses ideais servirá de incentivo para atingirmos juntos esses objetivos.

Em parceria com o Universitário Sistema Educacional, a Escola Cooperativa de Ensino e Integração busca a cada dia concentrar esforços para fazer de nossos alunos pessoas melhores aprendendo a conviver numa sociedade de características diversificadas, em um recanto onde se preserva uma ideologia educacional, que cuida da construção do SER dentro de uma sociedade dominada pelo valor do TER.

A Proposta Pedagógica da ECEI tem como prioridade da Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino Médio conduzir o aluno à construção de conceitos com ênfase no pensar, questionar, discutir, argumentar e intervir em realidades do seu dia a dia, buscando soluções e agindo com senso crítico e reflexivo.

O Projeto Político Pedagógico da Escola Cooperativa de Ensino e Integração – ECEI – foi pautado após intensa reflexão e discussão sobre a finalidade da escola em nossa comunidade.

Nesse sentido faz-se necessário buscar responder as seguintes questões:

O trabalho pedagógico desenvolvido na escola vai ao encontro: de que mundo se quer viver? Que aluno se quer formar? Para que sociedade? E eu, enquanto membro da comunidade da Escola Cooperativa de Ensino e Integração – ECEI, o que posso fazer para transformar as relações na escola?

Por isso buscar-se-á desenvolver atividades integradas e críticas da realidade na qual a escola está inserida dando um significado maior para as aprendizagens.

A proposta foi desenvolvida após o diagnóstico do levantamento desta população discussões junto com a direção, professores, alunos, funcionários e a comunidade escolar, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96.

Entendemos este como uma ação intencional e o resultado de um trabalho coletivo, que busca metas comuns que intervenham na realidade escolar. Traduzimos a vontade de mudar, analisamos o que tínhamos de concreto e “trabalhamos” as utopias, avaliamos o que foi feito e projetamos mudanças.

Nesse sentido, prevemos todas as atividades da escola do pedagógico ao administrativo, construindo uma escola democrática capaz de contemplar vontades da comunidade onde está inserida.

As ações educativas do Colégio ECEI estão apoiadas no objetivo geral da LDB 9394/96 e inspiradas nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana propiciando o desenvolvimento integral do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e na qualificação para o trabalho.

Esta escola se propõe a, mediante um trabalho de divulgação de informações científicas e conseqüente construção do conhecimento por parte do aluno, formar cidadãos responsáveis, comprometidos com a realidade que os cerca e participantes da sociedade de maneira criativa, crítica e reflexiva.

Assim, o Colégio ECEI desenvolve suas atividades com base nos seguintes princípios:

  1. Garantia do padrão de qualidade pelo acompanhamento sistemático do trabalho docente e das respectivas respostas dos alunos.
  2. Garantia de um ambiente propício ao trabalho intelectual pelo estabelecimento de normas disciplinares que regulem os limites de atuação de todos os participantes do processo.
  3. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  4. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e difundir cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  5. Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
  6. Valorização da experiência extra-escola.
  7. Valorização do profissional da educação escolar.
  8. Garantia de existência de um ambiente escolar onde haja respeito, tolerância e satisfação, de modo que a interação causa também no plano afetivo.
  9. Estreita relação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.